Hagata e Hiara Cardoso Cruz ganharam o prêmio Luz na Educação, promovido pela Rede Globo
A vereadora Mariana Calsa (MDB) homenageou as ex-alunas do curso de enfermagem do Cotil, da Unicamp, Hagata e Hiara Cardoso Cruz, que ganharam o prêmio Luz na Educação (LED) – promovido pela Rede Globo de Televisão e Fundação Roberto Marinho.
As gêmeas desenvolveram o Projeto Boyebi, que consiste em uma série de ações e encontros para discussão da literatura africana, apresentando aos estudantes noções de representatividade, valorização da cultura negra, desconstrução de estereótipos e interculturalidade, entre outros.
O projeto nasceu quando as irmãs estudaram o livro “O céu entre mundos”, da escritora Sandra Menezes, onde elas se sentiram impactadas com a literatura e conceito afrofuturista, dando o nome ao projeto de Boyebi, que significa “saber e conhecimento” na língua Lingala.
O Prêmio Led 2024 é uma iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho e pretende iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e reconhecer quem está agindo em prol do futuro da educação no Brasil.
As estudantes prodígios de Araras foram selecionadas para representar o Brasil no programa Modelo das Nações Unidas (MUN) da ONU, que acontece de 29 de outubro a 1º de novembro em Genebra, na Suíça.
“Fico muito feliz e esperançosa em ver jovens que se destacam por meio da educação, uma das pautas do nosso trabalho aqui na Câmara. Por isso, tive a iniciativa de elaborar essa moção simbólica, para reconhecer e incentivar, de alguma maneira, todo o esforço delas. Certamente servirão de exemplo para muitas meninas e meninos, que desejam mudar de vida, através dos estudos”, relatou a vereadora.